Promessas de Deus para um escolhido

Promessas de Deus para um escolhido





ISAÍAS 45: 1-3


1 Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações ante a sua face, e para descingir os lombos dos reis, e para abrir diante dele as portas, que não se fecharão. 2 Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; 3 dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

Introdução


Você é um escolhido de Deus. A bíblia nos fala que Ele nos escolheu. Efesios 1:4 nos diz: “ assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”. Uma das grandes verdades da bíblia é o fato que Deus nos escolheu para sermos dele, para sermos salvos, através de Jesus. Mas, além de sermos escolhidos de Deus, somos escolhidos com propósitos, o propósito mais sublime que Deus nos escolheu foi a expressão em nossas vidas da sua glória e louvor, mas eu creio também que Deus nos escolheu para missões aqui na terra: 
  • A missão de pregar o evangelho; 
  •  A missão de pertencer à uma família, 
  • A missão de ser pai e mãe.

Quero te dizer que Deus te colocou como escolhido no lugar que Ele escolheu pra você, no ministério que ele escolheu pra você e na família que Ele escolheu pra você. E nestes lugares Ele te deu uma missão, um propósito. Seja você, mãe, pai ,avô , avó, membro da família, membro da igreja, patrão ou empregado. Uma coisa é certa, onde você está, você foi escolhido por Deus para exercer uma missão.

 Texto e Contexto

    O texto de hoje tem seu cumprimento no final do exílio do povo de Jerusalém na Babilônia, O povo do reino Sul de Israel, Judá passou 70 anos no cativeiro da Babilônia, foram levados para lá pelo imperador Nabucodonosor. Mas, a Pérsia no período do cumprimento dessa profecia descrita por Isaías, havia dominado a Babilônia, então Ciro rei da Pérsia, foi escolhido por Deus, apesar de não ser da nação de Israel, nem mesmo conhecer o Deus de Israel, para libertar esse povo do Egito e os enviar a terra de Jerusalém.

 O cumprimento dessa profecia está em Esdras 1: 1-4

“ No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, por boca de Jeremias, despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: 2 Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus dos céus, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém de Judá. 3 Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do SENHOR, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém. 4 Todo aquele que restar em alguns lugares em que habita, os homens desse lugar o ajudarão com prata, ouro, bens e gado, afora as dádivas voluntárias para a Casa de Deus, a qual está em Jerusalém. “

O rei Ciro da Pérsia, foi levado por Deus a publicar um decreto que dizia que todo judeu que assim desejasse poderia retornar pra Jerusalém a fim de reconstruir o templo e a cidade.Esdras dá a informação que, está profecia, também havia sido dada através de Jeremias.


Entendendo melhor a história


 A verdade é que, apesar de não ser Israelita, e não conhecer o Deus de Abraão, Ciro foi escolhido para exercer um propósito divino, e em Isaías , 45: 1-3 temos promessas de Deus para a vida e o ministério de Ciro. Deus revela-se como aquele que faz o que quer e usa a quem quer, e que também promete a quem deseja e cumpre o que promete.
E, assim como, somos escolhidos por Deus para exercermos o ministério que Ele escolheu para nós, podemos dizer que essas promessas do texto bíblico também são para nossas vidas.


Quais são as promessas de Deus para um escolhido?


1ª Promessa: A presença de Deus.


Eu irei adiante de ti”v.2

Essa promessa é consoladora, mas também é o que nos dá ânimo e forças para cumprirmos o que Deus quer de nós. Os desafios que surgem diante de mim e você, são vencidos pela presença de Deus que está conosco. Jesus prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Lemos isso em Mateus 28: 20:” E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

É confortante saber que somos escolhidos de Deus e que não estamos sozinhos. Nesse novo tempo então Deus tem uma promessa pra você : “Eu irei adiante de ti”. Diante dos novos desafios que surgem e surgirão, Deus vai conosco e diante de nós, antes de encontrarmos as dificuldades, Deus já foi a frente e as venceu por nós.

Então o salmista Davi no salmo 23 nos disse: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque tu estás comigo”. Que essa também seja a nossa expressão: Senhor, sei que tu estás comigo, diante dos desafios e lutas não terei medo.
Isaías 41: 10 “ não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”


2ª Promessa: O endireitar de Deus


“Endireitarei os caminhos tortuosos” v. 2

Quando Deus promete através de Isaías a Ciro, rei da Pérsia que lhe endireitaria os caminhos, o prometia facilidade para que alcançasse seu objetivo. Quando Deus promete endireitar as nossas vidas, ele visa também facilitar a nossa caminhada. Por um caminho tortuoso a viagem fica mais demorada, por um caminho direito a viagem é melhor. 

Caminhos tortuosos

Existem caminhos tortuosos em nossas vidas que tem nos atrapalhado de receber tudo o que Deus tem pra nós. Caminhos tortuosos representam o pecado, a falta de fé, a desconfiança, significam erros do passado que trazem conseqüência até hoje. Mas, a segunda promessa de Deus que vemos neste texto é que ele vai endireitar os caminhos tortuosos, pois fomos escolhidos para viver nos propósitos do Senhor.

Gostaria de convidar você a pensar: Quais são o s caminhos tortuosos da sua vida?
Deus vai endireitar tudo. Tudo o que está errado receberá o toque das mãos de Deus e será mudado.


3ª Promessa: As portas abertas por Deus.


“Quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro” v.2


 “para abrir diante dele as portas que não se fecharão” v.1

Quando Deus nos escolhe para os seus propósitos, Ele mesmo abre as portas para que tais propósitos se cumpram. 
As portas sãos as oportunidades. O fato é que você foi escolhido para os propósitos de Deus, e nada vai impedir você de exercer o seu ministério. Jesus disse a Pedro que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja. Nada vai impedir você de ganhar vidas, nada vai impedir você de conquistar pessoas para Jesus, nada vai impedir você de conquistar as bênçãos que Deus tem preparado. 
Existem portas que somente serão abertas por Deus, você não tem força para abrir, as pessoas não tem força para abrir, mas de repente você contemplará novas oportunidades, novas bênçãos coisas maravilhosas, que você contemplará e dirá que só Deus poderia ter feito isso.

4ª Promessa: Os tesouros de Deus (v.3)


 " dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.


“dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas”

 – “Minha é a prata e meu é o ouro diz o Senhor dos Exercitos”. Ageus 2.8



Deus prometeu a Ciro que ele, no propósito de conduzir seu povo a Jerusalém, encontraria tesouros e riquezas escondidas, encobertas.

Quando nos dispomos a fazer o que Deus deseja de nós, encontraremos tesouros que ainda não conhecemos, bênçãos diferentes e surpreendentes alcançarão nossas vidas por obedecermos a escolha de Deus afim de vivermos os seus propósitos.

Qual é o tesouro que você tem buscado do Senhor? Ele dará mais do que você tem buscado em oração, quando você estiver andando no seu propósito. Há tesouros encobertos que descobriremos ainda nesse ano. Mas, os tesouros que estão encobertos somente serão achados pelo caminho da oração.

Ore, busque a Deus, submeta-se ao seu propósito e você encontrará tesouros que você ainda não conhece.

CONCLUSÃO

Uma das grandes verdades da bíblia é o fato que Deus nos escolheu para sermos dele, para sermos salvos ao crermos em JESUS. Mas, além de sermos escolhidos de Deus, somos escolhidos com propósitos.

Deus nos escolheu para missões aqui na terra: A missão de pregar o evangelho, a missão de pertencer à uma família, a missão de ser pai e mãe. Quero te dizer que Deus te colocou como escolhido no lugar que Ele escolheu pra você, no ministério que ele escolheu pra você e na família que Ele escolheu pra você.

Apesar de não ser Israelita, e não conhecer o Deus de Abraão, Ciro foi escolhido para exercer um propósito divino, e em Isaías 45: 1-3 temos promessas de Deus para a vida e o ministério de Ciro.

Nosso tema foi: Promessas de Deus à um escolhido.Quais são essas promessas?
1ª Promessa: A presença de Deus
“Eu irei adiante de ti”v.2
2ª Promessa: O endireitar de Deus
“Endireitarei os caminhos tortuosos” v. 2
3ª Promessa: As portas abertas por Deus
“Quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro” v.2
4ª Promessa: Os tesouros de Deus

"dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome".





Leia também: 


Recomendações: 

Max Lucado: Moldado por Deus













Promessas de Deus para um escolhido Promessas de Deus para um escolhido Reviewed by Redação on fevereiro 14, 2012 Rating: 5

Um comentário:

ANONIMO disse...

Pr. Jorge Gloriona.
Sinto-mi muito honrado ao comentar sobre este DEUS, e como e ELE faz nesta passagem para mostar para muitos lideres os quais pregam e doutrinam muito bem, porem não vevem o que pregam. quer seber quem e seu lider pergunta para sua esposa.
não, nao pergunta não ou ela pode ate apanhar. Mais vai passar apenas um dia com ele. este lição a qual DEUS nos da atraves deste seu terrivel e grande AMOR escolhendo alguem o qual nem se quer o conhecia hoje entendo o porque de pregadores estarem caindo e DEUS levantando traficantes os quais não o conhecem, mais é para falar do seu AMOR a quem precisa. isto cai primeiro para mim ou nos mudamos nossa visão do evangelhio ou amanha sera tarde demas. seguir a CRISTO é tão somente AMAR a DEUS sobre todas as coisas e ao nosso proximo como a ti mesmo. Amados JESUS esta voltando...

Tecnologia do Blogger.